Instituto Superar marca presença no I Festival Latino-Americano de Captação de Recursos

Nos dias 20, 21 e 22 de Julho de 2009 foi realizado, em São Paulo/SP, o I Festival Latino-Americano de Captação de Recursos para o terceiro setor, organizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), que teve como objetivo promover uma série de palestras e discussões sobre o tema, buscando a troca de informações entre instituições sociais de toda a América Latina.

A captação de recursos (ou “fundraising”, como é mundialmente conhecida), nada mais é do que a atividade das ONGs de buscar dinheiro, pessoal, equipamentos, dentre outras ferramentas para desenvolver seus projetos e demais atividades. É, hoje, uma necessidade para qualquer organização que pretende se manter em funcionamento e a especialização na área se tornou obrigatória. A Diretoria do Instituto Superar teve a oportunidade de participar do evento e o esforço para estar em São Paulo valeu a pena. Veja os temas das palestras assistidas: 

  – “Construindo Parcerias Duradouras com Empresas” – Carla da Nóbrega (Habitat For Humanity / Costa Rica);

– “Estratégias para Captação e Motivação de Voluntários” – Felipe Mello (Canto Cidadão / Brasil);

– “Programa de Doações Individuais do Greenpeace Brasil” – Clélia Maury (Greenpeace / Brasil);

– “Empresas Sociais – Como as ONGs estão criando empresas para serem sustentáveis” – João Meirelles (Instituto Peabiru / Brasil);

– “Montando um Departamento de Captação de Recursos” – Marcelo Estraviz (ABCR / Brasil);

– “Gerenciamento e Planejamento” – Ricardo Falcão (RFalcão Consultoria e Planejamento LTDA. / Brasil);

– “Planejamento de Indicadores de Êxito” – René Steuer (ABCR / Brasil).